quarta-feira, 2 de abril de 2014

Módulo 4

Comentário sobre os recursos disponibilizados no módulo:

Após ter explorado os recursos disponibilizados no presente módulo, fiquei particularmente interessada no programa Powtoon, sobre o qual teço este comentário.
Explorei diferentes recursos, contudo aquele que mais me suscitou a atenção foi o Powtoon, por ser apelativo, graficamente agradável e com um conjunto de particularidades que o assemelham, e distinguem, do Powerpoint.
O Powtoon apresenta inúmeras potencialidades, não só do ponto de vista do aluno como também do ponto de vista do professor. A mim, enquanto professora, proporciona a oportunidade de produzir recursos educativos atrativos, agradáveis e motivantes, em parte graças às inúmeras possibilidades gráficas – estruturas globais, animações, transições, manipulação de imagens e textos, gestão da duração e dos efeitos…
Acho inclusivamente que esta ferramenta pode ser utilizada em diferentes momentos de aprendizagem – antecipação, apresentação de conteúdos, sistematização. Pode também ser utilizada em diferentes disciplinas ou áreas curriculares, assim como visando múltiplos objetivos.
O Powtoon apresenta potencialidades e opções ilimitadas, tendo sido esta a principal razão para ter optado por explorar esta ferramenta na atividade individual deste módulo. Sendo professora de Educação Especial, poderia ter enveredado pela criação de um recurso educativo dirigido a alunos com Necessidades Educativas Especiais, contudo optei por construir um recurso destinado a pais e professores, um pequeno guia sobre Dislexia, uma das problemáticas mais frequentes nos alunos que constituem meu público-alvo.
Para além da construção deste recurso, cujo link disponibilizo para consulta do mesmo, tendo dedicado diversas  sessões de Educação Especial do meu horário semanal à exploração do Powtoon com os alunos que acompanho.
Tenho explorado as inúmeras potencialidades desta ferramenta e incentivado os alunos a recorrerem a esta como uma forma diferente e apelativa de apresentar trabalhos escolares, “fugindo” ao uso quase exclusivo do Powerpoint. Tenho obtido um feedback bastante positivo que me faz acreditar que vale sempre a pena abrirmos os nossos horizontes a novas estratégias, novas ferramentas e novos materiais.

Deste o início deste MOOC que tento mobilizar para a minha prática profissional os conhecimentos que vou adquirindo. Tem sido muito enriquecedor, não só por tudo aquilo que aprendo, como também pela possibilidade de explorar as diferentes ferramentas na minha prática profissional. 

Link para a visualização da minha atividade individual:
http://www.powtoon.com/p/gbhNQhUs35d/



Comentário do trabalho de um colega:


No tópico em que nos foi solicitado o comentário sobre o trabalho de um colega, optei por pronunciar-me sobre o trabalho do colega José Manuel Amaral, em torno do tema "Disgrafia e Disortografia". Escolhi este trabalho por duas razões: em primeiro lugar por se tratar de assuntos sobre os quais debruço a minha prática letiva diária. Em segundo lugar, porque o trabalho produzido pelo colega está, de facto, riquíssimo, não só do ponto de vista gráfico, com uma apresentação bastante atrativa, como também do ponto de vista científico. Trata-se, sem dúvida, de um recurso adequado a alunos, professores e outros intervenientes no processo de avaliação/reeducação da Disortografia e da Disgrafia. Contém informação pertinente, atualizada, clara e de consulta fácil por todos aqueles que se interessem por estas problemáticas. Neste módulo, criei um recurso intitulado "Dislexia-um guia para pais e professores", que pode ser visto como um recurso complementar àquele que o colega José Amaral produziu.
Obrigada, colega,por produzir um recurso tão interessante!

Recurso comentado:




Sem comentários:

Enviar um comentário