quarta-feira, 2 de abril de 2014

Módulo 3

Atividade individual:

Atividade 2: "utilize a metodologia de webquest e planifique uma atividade pedagógica no contexto da sua prática letiva (utilize o Zunal ou qualquer outra ferramenta) "




A Webquest construída está disponível em:

http://zunal.com/webquest.php?w=244366




Comentário sobre o questionário VARK

Após a realização do questionário VARK, obtive os seguintes resultados:


Visual – 7
Aural – 4
Read/write – 9
Kinesthetic – 4

Antes da realização deste questionário, já me tinha interrogado em diversas ocasiões sobre qual seria o meu estilo de aprendizagem dominante. Considerei sempre que o meu processo de aprendizagem fosse assente em estratégias e recursos visuais, pois sempre me senti mais à-vontade perante recursos escritos – textos, documentos para análise, apresentações Powerpoint… Senti sempre que a via auditiva não me era muito favorável, pois toda a aprendizagem baseada em estratégias de natureza auditiva me conduzia a resultados inferiores.
Constato, após ter realizado o questionário VARK, que as vias “visual” e “read/write” são as dominantes e, em conjunto, definem o meu estilo de aprendizagem como multimodal. Tendo em conta estes resultados, confirmo a conceção que tinha anteriormente sobre o meu estilo de aprendizagem, contudo julguei que a vertente “read/write” tivesse um predomínio maior sobre a vertente “visual”. Acredito que, conhecendo a priori o estilo de aprendizagem de cada indivíduo em particular, é mais fácil personalizar e adequar não só as estratégias de ensino-aprendizagem como também os recursos a explorar e os instrumentos de avaliação. Acredito igualmente que se for identificado atempadamente o estilo de aprendizagem de cada aluno, este obterá melhores resultados, porque as estratégias foram adaptadas a ele e não foi ele quem teve de adaptar-se às estratégias. Pode residir aqui a diferença entre o sucesso e o insucesso.


Comentário sobre os recursos disponibilizados no Módulo III

Após ter explorado os vários recursos disponibilizados no Módulo III, considero que aquele em que me sinto mais confiante é a Webquest. Consultei vários documentos de apoio, não só de instruções sobre a construção de uma Webquest, mas também de testemunhos de professores e alunos que recorrem frequentemente a esta metodologia. Consultei ainda alguns exemplos de Webquest, de diferentes áreas do saber, para ter contacto com toda uma multiplicidade de recursos.
No final, e para dar cumprimento à atividade 2, optei por construir uma Webquest na minha área profissional – Educação Especial -, seguindo os princípios inerentes à construção de Webquest, mas com uma particularidade: optei por criar uma que, pela sua estrutura e pelo público a que se destina, está apresentada de modo a servir tanto professores como alunos. É até recomendado que esta Webquest seja explorada por um aluno e um professor, pois o primeiro necessita de orientações e supervisão por parte do primeiro.
Considero ter apresentado uma Webquest adequada, clara e viável. Tenciono dinamizá-la na minha prática profissional, o que funcionará inclusivamente como um teste de validação.
Sobre as Webquest, reconheço os seus benefícios e as suas potencialidades pedagógicas. A Webquest é, claramente, um recurso inclusivo, apelativo e utilizável por qualquer área do saber ou nível de ensino. Estimula o desenvolvimento da autonomia, do sentimento de inclusão e das relações interpessoais, pois pode funcionar como estratégia potenciadora de atividades de grupo.
Sugiro, ainda a propósito das Webquest, a criação de uma site ou aplicação, de âmbito alargado e em português, para criação/disponibilização das Webquest, que funcionasse como “banco de recursos” para alunos e professor.
O único ponto negativo que verifico na exploração da generalidade das ferramentas de criação de Webquest, foi o facto de não ser possível a criação de mais do que uma Webquest em contas gratuitas. O facto de ser necessário efetuar um pagamento para rentabilizar mais esta aplicação e construir/partilhar mais Webquest pode inviabilizar o recurso a esta ferramenta como promotora de momentos de ensino-aprendizagem.


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