Atividade 2: "utilize a metodologia de webquest e planifique uma atividade pedagógica no contexto da sua prática letiva (utilize o Zunal ou qualquer outra ferramenta) "
A Webquest construída está disponível em:
http://zunal.com/webquest.php?w=244366
Visual – 7
http://zunal.com/webquest.php?w=244366
Comentário sobre o questionário VARK
Após a realização do questionário VARK, obtive os seguintes
resultados:
Visual – 7
Aural – 4
Read/write
– 9
Kinesthetic
– 4
Antes da realização deste questionário, já me tinha
interrogado em diversas ocasiões sobre qual seria o meu estilo de aprendizagem
dominante. Considerei sempre que o meu processo de aprendizagem fosse assente
em estratégias e recursos visuais, pois sempre me senti mais à-vontade perante
recursos escritos – textos, documentos para análise, apresentações Powerpoint…
Senti sempre que a via auditiva não me era muito favorável, pois toda a
aprendizagem baseada em estratégias de natureza auditiva me conduzia a
resultados inferiores.
Constato, após ter realizado o questionário VARK, que as
vias “visual” e “read/write” são as dominantes e, em conjunto, definem o meu
estilo de aprendizagem como multimodal. Tendo em conta estes resultados,
confirmo a conceção que tinha anteriormente sobre o meu estilo de aprendizagem,
contudo julguei que a vertente “read/write” tivesse um predomínio maior sobre a
vertente “visual”. Acredito que, conhecendo a priori o estilo de aprendizagem
de cada indivíduo em particular, é mais fácil personalizar e adequar não só as
estratégias de ensino-aprendizagem como também os recursos a explorar e os
instrumentos de avaliação. Acredito igualmente que se for identificado
atempadamente o estilo de aprendizagem de cada aluno, este obterá melhores
resultados, porque as estratégias foram adaptadas a ele e não foi ele quem teve
de adaptar-se às estratégias. Pode residir aqui a diferença entre o sucesso e o
insucesso.
Comentário sobre os recursos disponibilizados no Módulo III
Após ter explorado os vários recursos disponibilizados no
Módulo III, considero que aquele em que me sinto mais confiante é a Webquest.
Consultei vários documentos de apoio, não só de instruções sobre a construção
de uma Webquest, mas também de testemunhos de professores e alunos que recorrem
frequentemente a esta metodologia. Consultei ainda alguns exemplos de Webquest,
de diferentes áreas do saber, para ter contacto com toda uma multiplicidade de recursos.
No final, e para dar cumprimento à atividade 2, optei por
construir uma Webquest na minha área profissional – Educação Especial -,
seguindo os princípios inerentes à construção de Webquest, mas com uma
particularidade: optei por criar uma que, pela sua estrutura e pelo público a
que se destina, está apresentada de modo a servir tanto professores como
alunos. É até recomendado que esta Webquest seja explorada por um aluno e um
professor, pois o primeiro necessita de orientações e supervisão por parte do
primeiro.
Considero ter apresentado uma Webquest adequada, clara e
viável. Tenciono dinamizá-la na minha prática profissional, o que funcionará
inclusivamente como um teste de validação.
Sobre as Webquest, reconheço os seus benefícios e as suas
potencialidades pedagógicas. A Webquest é, claramente, um recurso inclusivo,
apelativo e utilizável por qualquer área do saber ou nível de ensino. Estimula
o desenvolvimento da autonomia, do sentimento de inclusão e das relações
interpessoais, pois pode funcionar como estratégia potenciadora de atividades
de grupo.
Sugiro, ainda a propósito das Webquest, a criação de uma
site ou aplicação, de âmbito alargado e em português, para criação/disponibilização
das Webquest, que funcionasse como “banco de recursos” para alunos e professor.
O único ponto negativo que verifico na exploração da
generalidade das ferramentas de criação de Webquest, foi o facto de não ser
possível a criação de mais do que uma Webquest em contas gratuitas. O facto de
ser necessário efetuar um pagamento para rentabilizar mais esta aplicação e
construir/partilhar mais Webquest pode inviabilizar o recurso a esta ferramenta
como promotora de momentos de ensino-aprendizagem.
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